Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O Pintor debaixo do lava-loiças - Opinião

SINOPSE: "A liberdade, muitas vezes, acaba por sobreviver graças a espaços tão apertados quanto o lava-loiças de um fotógrafo. Esta é a história, baseada num episódio real (passado com os avós do autor), de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro- Húngaro, que emigrou para os EUA e voltou a Bratislava e que, por causa do nazismo, teve de fugir para debaixo de um lava-loiças."



A minha opinião

Desta vez Afonso Cruz brinda-nos com a história da vida do pintor Jozef Sors que nasceu no final do século XIX no império Austro-Húngaro. Sors teve de fugir aos nazis, chegou a Portugal e ficou escondido debaixo de um lava-loiças (curiosamente o lava-loiças dos avós do autor). É, por isso, um livro baseado numa história verídica.

Um livro que se lê num ápice, com linguagem acessível, carregada de metáforas e de certezas que rapidamente são deitadas por terra. Um livro que não se perde em devaneios, que vai de encontro ao essencial, vai de encontro às emoções e às realidades.
As personagens fantásticas, a história encantadora e o facto de ser verídica, prendeu-me à leitura de forma “brutal”! Pergunto-me constantemente como pode alguém escrever desta forma tão realista e ao mesmo tempo tão filosófica?!

Como diz Afonso Cruz, “Enquanto a água se pode guardar em garrafas, as histórias não podem ser engarrafadas sem que se estraguem rapidamente.” Nós também não devemos engarrafar as histórias e, principalmente, não devemos engarrafar as suas histórias, por serem tão belas e por ficarem a fazer parte de nós como qualquer boa história deve ficar.


2 comentários:

  1. Gostei muito da tua opinião.
    Ainda não li nada do autor, mas estou com alguma esperança que a minha mãe compre um livro dele proximamente :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar